(HD) - Entre outros legados de Fernando Henrique Cardoso, se encontra a desnacionalização de alguns bancos, estatais e privados. Os casos mais emblemáticos são o do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, e o do Bamerindus, então controlado pelo Sr. José Eduardo de Andrade Vieira. O banco estatal paulista foi vendido ao espanhol Santander por 7 bilhões de dólares. A importância era muito inferior aos seus ativos reais.
A venda do Bamerindus, na calada da noite, ao HSBC, ainda parece mais grave. O seu controlador fora ministro do governo Itamar Franco e um dos principais financiadores da campanha de Fernando Henrique à Presidência, de cujo governo também participou. Segundo se informou, na época, o HSBC pagou um dólar pelos ativos bons do Bamerindus, e o Banco Central assumiu os ativos duvidosos, ou seja, suas dívidas e seus créditos junto ao mercado.
O Santander se transformou hoje no instrumento de transferência de recursos brasileiros para a matriz espanhola. Associado, ali, aos interesses do governo, hoje acossado pela mais grave crise econômica e social do país das últimas décadas, o Santander sobrevive com a forte participação da sucursal brasileira, responsável por um quarto dos lucros obtidos em suas operações mundiais.
O HSBC foi denunciado, por um comitê do Senado norte-americano, de associação criminosa com os narcotraficantes do México e com fontes financiadoras dos militantes muçulmanos no Oriente Médio. De acordo com a denúncia, que os controladores do banco atribuem à negligência de seus executivos, o HSBC realiza a lavagem de dinheiro dos cartéis mexicanos da droga, e serve de apoio a um banco da Arábia Saudita ligado à Al Qaeda. É possível que esse mesmo envolvimento seja descoberto na Colômbia, com os traficantes de cocaína, e no Afeganistão, o maior produtor mundial da papoula, de onde se extrai o ópio que, refinado, produz a heroína.
O HSBC ( Hong-Kong and Shangai Banking Corporation) apesar do nome, é uma instituição britânica, fundada em 1865, em Londres, que continua a ser sede. De todos os negócios feitos pelo governo Fernando Henrique com bancos estrangeiros, este permanece o mais misterioso. Segundo se sabe, ele foi concluído pelo então Ministro Pedro Malan em viagem sigilosa a Londres, e fechado ali durante a noite. Só então, depois de concluída, a negociação foi divulgada no Brasil.
O novo escândalo se soma aos demais, e a cada dia cresce a pressão da opinião pública mundial a fim de que os governos façam uma devassa nos grandes bancos internacionais e imponham regras rigorosas para o seu funcionamento. Um apelo neste sentido está sendo divulgado pela internethttp://www.avaaz.org/po/bankers_behind_bars_f/?tfGaodb), e se espera que, nas próximas horas, ele atinja um milhão de assinaturas.
Este texto foi publicado também nos seguintes sites:
http://avantebancario.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://carcara-ivab.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://ericksilveira.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://izidoroazevedo.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://cleitondias7.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://www.boiaquente.info/2012/07/fhc-hsbc-corporation.html
http://militanciaviva.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://cleitondias7.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc.html
http://chebolas.blogspot.com.br/2012/07/o-governo-fhc-o-santander-e-o-hsbc-hd.html
Que sacanagem! Usar a imagem do palhaço nessa baixaria não tem graça
ResponderExcluirhttp://balaiodajoana.blogspot.com.br/2012/07/qual-e-sua-graca.html
Mari
nada contra os palhaços, Mari, aliás, uma profissão genial. O problema não é como nós nos vemos. Mas como eles - os banqueiros - nos vêem.
ResponderExcluirCorreta a utilização da imagem do palhaço. O FHC e seu grupo nos fez de palhaço durante os 8 anos de seu (des)governo. Felizmente ele não conseguiu emplacar o Serra, senão, com certeza, o BB e Caixa teriam sido privatizados e a crise dos Estados Unidos teria nos deixando na miséria. Senão, ainda, teríamos perdido o petróleo do pre-sal para os gringos. E outras desgraças se somariam.
ResponderExcluirTodos juntos em cima da nação!
ResponderExcluirOs patéticos mensaleiros lulistas/malufistas, acusados de corrupção, formação de quadrilha e de tantos outros crimes pelo Supremo Tribunal Federal, querem ser absolvidos “no grito”! Afinal, José Dirceu, Delúbio Soares e outros, estão na mira da Justiça porque existem provas concretas de que cometeram atos criminosos, caso contrário não seriam réus das acusações formuladas por dois Procuradores da Justiça e aceitas por unanimidade pelos Ministros do STF! Acontece, que eles não querem ser julgados por uma Instituição mas pela militância do PT! Isto é, cometeram os crimes e agora saem às ruas solicitando apoio de categorias organizadas e transformar em anarquia a nação! Em outras palavras, roubam, são flagrados e não querem ser punidos por seus crimes! “Mas que beleza, que beleza!” Na verdade, gostariam de viver em países comunistas como Cuba, Coréia do Norte e China que desconhecem o Estado de Direito! Neste contexto de completa irresponsabilidade, caberia aos seus ridículos caudatários, os patéticos lulistas/malufistas que sairão às ruas na defesa de Jose Dirceu e Delúbio Soares, defenderem Paulo Maluf também! Seria muito pitoresco que os malufistas aproveitassem esta onda de subversão, de glorificação de mentirosos e cerrassem fileiras ao lado do lulistas, dos bandidos do mensalão e obrassem todos juntos em cima da nação!
Att. Eugênio José Alati
poxa.......até aqui no blog do mauro, este idiota do Eugenio josé alati vem destilar seu fel????
ResponderExcluireugenio voce é um babaca!!!
Fiquei horrorizado estão vendendo tudo a preços de banana !!! Barbaridade !!!
ResponderExcluir